quarta-feira, 1 de junho de 2011

Matando o amor

Nesses últimos tempos o que mais temos visto são tragédias. A violência cresce cada dia mais e as justificativas, como se houvesse, também estão cada vez piores.
Filhos matam os pais por não estarem de acordo com as relações amorosas dos filhos, namorado que mata namorada por não aceitar término, amante que mata pai de família porque de repente, ele decidiu que não quer dar mais uma escapadinha...
E aí eu vejo manchetes e CG's de programas de tv dizendo que fulano e cicrano matou por amor. 
Não me recordo o nome do psicólogo, mas em uma entrevista sobre um caso desses, o especialista dizia que sim, é possível matar por amor; não ter a pessoa amada causa descontrole e acredita ser preferível não ter a pessoa viva, do que vê-la ao lado de outro(a).
Que me perdoem a falta de sensibilidade e o comentário cruel, mas eu me pergunto por que esse tipo de pessoa não se mata. Para se matar é preciso coragem... Já ouvi muita gente dizer que na falta de controle, teve pensamento suicida. Mas que lhe faltou coragem para tirar a própria vida.
Somos criados para aprender a contar, ler, escrever. Penso que já no colégio os alunos deveriam aprender mais que Gestalt nas aulas de psicologia. Deveriam  aprender a lidar com as emoções, ter um pouco mais de inteligência emocional.
Não acho possível matar por amor. As pessoas matam por falta dele.
Falta de amor próprio e falta de amor ao próximo.
Podemos fugir de muita coisa, menos daquilo que carregamos dentro da gente. O caminho da tristeza é o mesmo para o da felicidade. Depende da escolha que a gente faz todos os dias quando abrimos os olhos.
O fato é que parece mais fácil responsabilizar o outro pela nossa felicidade, culpar o outro pela nossa falta de alegrias, quando algo não acontece como queremos. O difícil mesmo é mudar.
Há alguns dias me disseram: “antes de sorrir para alguém, olhe no espelho e veja se você está sorrindo." Me calei por que quem me conhece sabe, começaria um discurso. E dependendo da pessoa, eu tenho preguiça até para dissertar.
Minha dica é outra: quebre o espelho e olhe para dentro de você. Como diz a música, 'mentir pra si mesmo é sempre a pior mentira...'
Está aí os sites de relacionamento que não me deixa mentir: uma necessidade desenfreada de mostrar para o outro o quanto somos felizes, inteligentes, bem amados, viajados, finos e elegantes em tempo integral.
O espelho ajuda, mas a voz do coração ecoa. 
É preciso enxergar mais adiante o que não é palpável, mas é visível, e muitas vezes evidente.
Antes que o amor morra de vez, mate o egoísmo. Aprender a lidar com as nossas perdas, dores e sofrimentos com dignidade faz parte da evolução do ser humano. A vida é uma montanha russa.
Antes de sair dando marretada, é melhor contar, pensar e praticar a paciência e tolerância. Caso contrário, qualquer dia a gente sai para o trabalho e volta de olho roxo.
É uma lição diária, nem sempre prazerosa, mas que depende só da gente.

Nenhum comentário: